6 lembretes pra pacientes que tem medo de recidiva

 psicosegrito-g-201005311. É normal sentir medo

Não importa qual tipo de câncer que teve, com metástase ou não, sempre vamos sentir que estamos correndo da doença depois do fim do tratamento. O problema não é ter medo de recidiva, mas sim quando deixamos o nosso medo se unir ao medo de outras pessoas e criarmos um inferno na nossa vida, pensando em câncer todo dia e toda hora. Minha dica é tentar entender o seu medo. Eu, por exemplo, tenho medo de ter que fazer quimio de novo, então toda as vezes que sinto medo, tento resignificar a quimio como o tratamento que vai me dar saúde pra viver mais e realizar meus sonhos.

2. O medo vem de Nárnia

Estava na fila do Starbucks esse dias pensando por que eu ia pagar 12 reais em um café batido com gelo e “ni qui” ouvi duas pessoas atrás de mim falando sobre a recidiva do outro amigo. Do nada passou aquele filminho na minha cabeça e pensei: “ai meu deus eu sou a próxima não quero fazer quimio meus exames estão bons não preciso me preocupar, mas e se na próxima vez ficar ruim vou ter que ir pro hospital vomitar tudo não ficar sem sushi de novo não meu deus meu deus….” essa é minha situação quando isso acontece: pensamento acelerado, sem vírgulas e coração na boca. Minha dica é capricha no chantilly do café ruim e volta viver sua vida normalmente.

3. Dê o seu melhor e cuide do seu corpo.

Se der seu melhor na alimentação e exercícios você vai se sentir com o dever cumprido e isso diminui a ansiedade de recidiva. Minha dica aqui é simples, NÃO vire musa fitness, vegetariana, que só compra orgânico e o caralho a quatro… Exercício legal (ou suportável) no mínimo três vezes na semana, fruta, verdura, legume e chocolate TODO DIA.

4. Se ame e se coloque em primeiro lugar 

A vaga de fuder a sua vida já foi preenchida pelas estatísticas de sobrevida (que palavrinha FDP) e por pessoas que não cansam de falar: “seu câncer teve metástase, certeza que vai voltar”, por isso PARE de estragar sua própria vida caindo na conversa de gente babaca e ficar consultando estatística. Coloque-se em primeiro lugar e se dê o direito de evitar quem te faz mal e alimenta seu medo de recidiva. 

5. Você não está sozinho

Quando tiver muito medo converse com outro paciente oncológico, ele/ela vai te entender 100%. Faça uma amizade sincera com quem tem o mesmo tipo de câncer que você, por exemplo e juntos podem combater o medo de recidiva encontrando caminhos alternativos para viver em paz.

6. Fé e/ou positividade

Amanhã é o dia dos seus exames de controle e você está um pilha. Já não dorme há uma semana e acha que vai ter um ataque até os resultados chegarem. Minha dica aqui é encontre força na sua fé ou em pensamentos positivos. Eu começo a bater aquele papo com Deus quando as coisas apertam, peço que coloque na minha vida muitas atividades e boas pessoas pra me ocupar e tirar minha cabeça do medo, peço ainda que ajude a vida do meu analista, porque a sessão vai render e preciso dele no seu máximo.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s