Virou notícia: Revista Science divulga novo estudo sobre motivos para o aparecimento de um câncer

Hoje fui a um congresso de oncologia e dei uma entrevista para o jornal Estado de São Paulo e o assunto não foi outro: o artigo da Science. Li o artigo e gritei na minha cabeça: EXPLICARAM MEU CASO! Já sabem da história né: 21 anos, câncer de ovário epitelial, sem histórico familiar, sem mutação no BRCA 1 e 2, peso normal (pelo menos naquela época) e vida saudável na cidade mais arborizada do Brasil, por que um câncer que aparece em mulheres com mais de 50 anos foi cair na minha vida? Vamos a um cancer for dummies expresso para comentar a publicação da revista. (deixei o artigo original no fim do post).

Toda célula normal se divide e nessa divisão cotidiana ela comete vários erros, que são chamados de “mutações”. Se dividir é normal para as células assim como errar, tanto que a maioria dos erros não causam dano algum a nós, mas ocasionalmente, eles ocorrem em um gene que leva ao câncer. (Assista o vídeo sobre DNA no canal aqui)

Na tentativa de entender esses processos, pesquisadores da Universidade Johns Hopkins, nos Estados Unidos, publicaram hoje (23/03) na revista Science que analisaram  sequências de DNA de 32 tipos de tumores e associaram esses resultados aos dados epidemiológicos obtidos em 423 base de dados de 69 países. Eles concluíram que, na média 66% (2/3) das mutações são atribuídas a erros aleatórios no processo de cópia do DNA, durante a divisão natural de células saudáveis, o resto seria 19% ao estilo de vida ou ambiente e 5% hereditários. 

A pesquisa não discorda dos estudos epidemiológicos que mostram que cerca de 40% dos casos de câncer poderiam ser evitados com ambientes e estilos de vida mais saudáveis. O artigo apenas chama a atenção para o fato de que, frequentemente, a doença atinge pessoas com bons hábitos – não fumantes, dieta e peso saudáveis, nenhum histórico familiar de câncer. Por isso, a caminhada para encontrar métodos melhores para detectar todos os tipos de câncer mais precocemente é urgente, para garantir que se possa tratar a doença o mais cedo possível.

 

f3-large

Essa imagem ilustra as possibilidades do aparecimento de câncer hereditário na primeira imagem, observem como é raro;  as possibilidades através do fator descoberto chamado de replicativo, observem como câncer de ovário está vermelho no desenho e, por fim, os fatores ambientes.

Sinceramente, eu já queria ligar e cancelar a academia, ir no Extra 24h comprar muito bacon e açúcar refinado, MAS, CONTUDO, TODAVIA, ENTRETANTO, 40% dos casos podem ser evitados por bons hábitos, então é hora de colocar a roupa suja da academia na máquina pra ver se seca até amanhã, porque é dia de malhar braço e tronco.

Publicação na Science http://science.sciencemag.org/content/355/6331/1330.full

Divulgação no Brasil até agora

https://noticias.uol.com.br/saude/ultimas-noticias/redacao/2017/03/23/erros-aleatorios-no-funcionamento-do-corpo-podem-causar-cancer.htm

http://istoe.com.br/erros-aleatorios-explicam-maioria-das-mutacoes-que-causam-cancer-diz-estudo/

http://g1.globo.com/bemestar/noticia/dois-tercos-das-mutacoes-causadoras-de-cancer-ocorrem-devido-a-erros-aleatorios-de-reproducao-do-dna-diz-estudo.ghtml

Anúncios

Um comentário sobre “Virou notícia: Revista Science divulga novo estudo sobre motivos para o aparecimento de um câncer

  1. Pingback: Jovem de 21 anos sobrevive ao câncer após perder os dois ovários e o útero: ‘Escolhi não poder engravidar a morrer’ – Notícias – A Notícia do Dia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s