Terrorismo entre pacientes: que p*#! é essa?

screenshot_2015-05-18-09-19-35-1Recebi uma mensagem ontem que me deixou muito brava conosco, as próprias pacientes oncológicas.

Na mensagem a outra paciente relatava que se sentia muito mal, porque as outras pessoas nos grupos de WhatsApp e facebook fazem a dieta x ou y que promete que cura câncer, não comem nunca um açúcar, uma carne vermelha e etc. Foi relatando toda a sua angústia pelo terrorismo que via nesses grupos, pois ela não conseguia fazer tudo que as outras pacientes faziam e que se tivesse recidiva era por culpa dela.

Li tudo e pensei: “PQP no que estamos nos tornando?” 

Estamos inventando regras de como se deve viver durante e pós câncer, com extremismos assustadores, convencendo as pessoas que é 100% certeza que se ela por uma colher de açúcar na boca, o tumor vai crescer ou vai recidivar. A gente luta tanto pra viver e depois de um câncer vai se matando aos poucos, se privando dos prazeres da vida e, sinceramente, vida sem prazer PRA QUE SERVE?

Estamos criando um geração de sobreviventes ao câncer que se mata de culpa e angústia, porque não pode isso e não pode aquilo, cortando tudo, sem pesar o quanto aquilo nos faz bem. Além do medo insuportável de recidiva, vem aquela voz, quando não o olhar, entre os próprios pacientes, de julgamento pelo que comemos ou o sobre o nosso peso.

As pesquisas em oncologia estão aí, dando os conselhos devidos, mas me achem UMA pesquisa que fala que se comer um chocolate vai ter recidiva, ou se eu comer umas linguiças no churrasco do meu amigo, meu tumor vai crescer… experimentem achar.

Nenhum corpo é igual. Eu estou obesa, como chocolate todo dia, carne vermelha umas 3 vezes na semana, respiro o ar poluído de SP e não recidivei em quase 3 anos, e a Mariazinha da esquina está com pouca gordura no corpo, fez dieta X, fez exercício Y e recidiva em 3 meses pós quimio… vão me dizer tudo relacionado a câncer é preto no branco?

Resumindo, NINGUÉM tem culpa de ter câncer ou de ter uma recidiva, essa doença é essa peste esperta que dribla qualquer um. Vamos dar o nosso melhor pra nós mesmas, fazendo esforços SIM, mas NUNCA nos privar 100% do que nos dá prazer.

Eu decidi viver sem culpa, comendo chocolate todo dia, às vezes aquela pizza com bacon, devorar aquela salada todo dia, comer aquele churrasco de domingo, respeitando meu limite de malhar 4x na semana e comprometida a viver muito bem a vida que me foi dada de volta.

Anúncios

4 comentários sobre “Terrorismo entre pacientes: que p*#! é essa?

  1. To ferrada então, kkkkk como açucar, carne vermelha, chocolate….. Em fim, não consegui fazer dieta nenhuma, como tudo porém com moderação e de 3 em 3 meses faços todos meus exames de marcadores tumorais e até agora 9 meses dwpois da cirurgia ta tudo bem.

    Curtir

  2. Amanda, os nossos grupos são compostos por pessoas de várias classes sociais ( tem os que conseguem pagar planos caros , até quem se trata pelo SUS, pessoas de várias classes culturais, de conhecimentos da causa ou sem nenhum conhecimento sobre o câncer. Temos pessoas que se tratam em instituições das mais variadas, com os seus médicos e protocolos mais variados também…..
    Digo isso pq acho que ninguém quer ” culpar ” ninguém nos grupos. Somos pacientes em tratamento e cada uma tenta encontrar um estilo de vida que a deixe segura de uma cura ou de uma proteção a saúde. Portanto, não acho que os grupos estejam culpando ninguém e tb não acho que ninguém deve se sentir culpada de nada!
    Eu mesma gosto muito de carne vermelha. Diminui o consumo, mas como. E assim com os doces e etc………Mas tb não me sinto culpada de nada!!!
    Acho que em seu texto vc tentou ajudar a uma amiga e por isso acho válido. Mas não acho que esteja havendo nenhum “terrorismo” como vc cita. São pessoas tentando encontrar a melhor forma de viver e se proteger de uma doença que não é mole não!
    No mais, acho que os grupos são mega válidos no sentido de apoio e conhecimento da causa, apesar de algumas vezes discordar de alguém ou de algum assunto. O mais importante ali acho que é o acolhimento e trocas de informações .
    Um grande abraço pra você , saúde e paz!

    Curtir

  3. Realmente….cheguei a essa conclusão a algum tempo…..que se dane a neurose! A única maneira garantida de não ter câncer é estar morta…..não me serve. Vou aproveitar enquanto estou viva!

    Curtir

  4. Que alívio!!!! Como me sinto culpada pela recidiva, achando que porque não fiz o “dever de casa” direitinho , fui penalizada . Tantas dieta mirabolantes que prometem a cura do cancer, mas p quem não consegue seguir nenhuma dieta radical , como eu, vive com esse fardo pesado. Como gosto de tomar um café com bolo com as amigas e me vi negando esse prazer com medo da recidiva. Ora bolas e agora ? Do que adiantou? Estou com recidiva.Então chego a conclusão que o importante é aproveitar do que a vida tem de melhor.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s