Emolientes, Umectantes ou Hidratantes?

Na menopausa tudo seca, pele, cabelo e mucosas. Existem dias que tenho vontade de nadar em uma piscina de óleos hidratantes para ver ser melhora. Desde que parti na busca dos hidratantes e óleos perfeitos para amenizar a secura da minha pele, me deparei com a dúvida: qual a diferença de emolientes, umectantes e hidrantes? O que seria melhor para a pele seca da mulher na menopausa? Pesquisei e decidi compartilhar com vocês!

Emolientes

São substâncias como óleos ou lipídios, que têm finalidade de suavizar, amaciar ou tornar a pele mais flexível. Os emolientes diminuem a perda transepidermal de água e mantêm o nível adequado de umidade, permitindo flexibilidade cutânea. Dessa forma, a adição de agentes emolientes em formulações pode ser eficaz na prevenção de rugas e pele seca, além de proporcionar melhor espalhabilidade do produto. Em geral, os cremes possuem pelo menos um emoliente em sua composição. São dados pelos óleos vegetais, ácidos graxos (ômega 6 e 3) e lipídios não gordurosos que espalham facilmente na pele, conferindo-a uma textura de maciez e flexibilidade.

Umectantes

Os hidratantes que pertencem ao grupo dos UMECTANTES, de acordo com a dermatologista, são considerados pelos médicos os hidratantes “ativos” justamente pelo fato de as suas substâncias atraírem água para a pele. São os hidratantes compostos principalmente por uréia, glicerina e propilenoglicol.

Dentre eles destacam-se também a glicerina, D-pantenol, ácido hialurônico, óleos e extratos vegetais.

Hidratantes

Diferentemente dos umectantes e emolientes, os agentes hidratantes conseguem permear na camada mais a baixo da derme, ligando-se às moléculas de água, retendo-as em toda sua extensão não somente superficialmente. Uma das substâncias hidratantes mais utilizadas na cosmética é a ureia.

Dica importante: destine um tempo para ler os rótulos antes de adquirir qualquer produto!

Resumindo: uma substância emoliente amacia e suaviza a pele, a hidratante é aquela que aumenta o teor de água da pele e ajuda a mantê-la macia e a umectante mantém e retém a umidade.

Para ler mais: http://www.senado.gov.br/senado/portaldoservidor/jornal/jornal86/beleza_hidratacao.aspx

http://www.ecycle.com.br/component/content/article/67-dia-a-dia/2671-emolientes-umectantes-hidratantes-saiba-quais-sao-as-diferencas-pele-cremes-orgao-caracteristicas-organismo-camada-epiderme-derme-conjunto-adiposo-fator-natural-de-hidratacao-concetracao-quimica-base-toxica-dicas-fazer-hidrantante-caseiro-evitar-quimica.html

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s