Falou em metástase o povo treme!

Antes de ter câncer, quando ficava sabendo que alguém tinha sido diagnosticado com um câncer metastático já pensava: “iiiiiiiii não tem mais jeito”. Ignorante eu? Sim. Preconceituosa? Muito. Insensível? Nem se fala!

Muitos de nós, seres humanos temos um “defeitinho” gritante que se chama “falar e opinar sobre o que não sabe e não conhece”.

Por “ironia” da vida eu fui diagnosticada com um câncer metastático. Meu primeiro pensamento foi: “iiiiiiiii não tem mais jeito”, mas com uma união de orgulho+auto preservação rebolei para achar uma forma de me tratar e dar jeito no câncer. Só ai, meu povo, percebi que de metástase eu não sabia era n-a-d-a.

Conversei com a equipe médica e pedi para me explicarem certinho aquilo e mudei minha visão do assunto. Resolvi então, unir o que aprendi com informações de uma entrevista, para te ajudar a entender o que é metástase se ainda anda por aí falando do que não sabe.

Com a palavra a Dra. Polianna Rodrigues de Souza, Grupo de Suporte ao Paciente Oncológico do Hospital Albert Einstein!

“Metástase é basicamente a disseminação do câncer para outros órgãos – quando as células cancerígenas desprendem do tumor primário (não é uma regra) e entram na corrente sanguínea ou no sistema linfático.

12003210_628916490544867_8137366587781132761_n

Essa imagem é ótima para entendermos!

Ao espalhar-se pelo corpo e formar um novo tumor em outro órgão, longe do sítio primário ou local de origem da doença, esse novo tumor é chamado de metastático. Por exemplo, uma paciente diagnosticada com câncer de mama (sítio primário) que algum tempo depois descobre um novo câncer, mas de pulmão, tem um câncer metastático. O câncer de pulmão é constituído por células cancerosas da mama e não de células pulmonares. (…)

Nesse caso, ao analisar as células da doença (câncer de pulmão) é possível perceber que as células do câncer metastático são parecidas com as células do órgão no qual a doença começou. Assim, no exemplo citado acima, a paciente deverá procurar um especialista em mama e não um oncologista especializado em pulmão.”

Então pessoal, entendido bem o que é metástase, percebemos que se o câncer se “espalhou”, como gostamos de dizer, ele pode ser tratado assim como o tumor inicial. É um caso delicado? Sim. Mas que doença nesse mundo que não é delicada e séria?! Então calma!!!! que o mundo não acabou ainda.

Quer uma boa notícia?! Que eu e muitas pessoas somos a prova que câncer metastático não é sentença de morte! Persiste no tratamento e vai ver que a quimio/radio vai dar uma surra nesse câncer e daqui a pouco vai poder sair por aí dizendo #chupacâncer.

Fonte: Página Amor no Peito no Facebook e entrevista dada pela Dra. Polianna Rodrigues de Souza, Grupo de Suporte ao Paciente Oncológico do Einstein.

3 comentários sobre “Falou em metástase o povo treme!

  1. Vc é Dez! Amei seu blog! Meu irmão também venceu um câncer e Todos precisam acreditar e ter FÉ!
    Patricia Scognamiglio ( a moça do salão da Renata)

    Curtir

  2. Oi Amanda. Minha mãe teve carcinoma de rinofaringe, fez o tratamento certinho, porém quase 6 meses após a última quimio, apareceu metástase no lado esquerdo da bacia. Temos muuuuitas dúvidas a respeito desta metástase (é a segunda, a primeira foi nos gânglios linfáticos). Vc teria algum artigo ou site de confiança para indicar que trate sobre metástase óssea?
    Ela foi encaminhada para a radio de novo, mas aqui em Alagoas tudo é muito lento e o tratamento é pelo SUS, então gostaria de entender como as coisas “provavelmente” ocorrerão.
    Obrigada!

    Curtir

    • Desculpa a demora para responder. Vou indicar uma paciente que tem metástase óssea que tem um canal do no youtube, chama-se Supervivente. A metástase óssea dela foi de um câncer de mama. Sei que tudo pelo SUS é mais complicado, mas sempre que encontrar o médico da sua mãe você tem que colocar a pessoa na parede e perguntar tudo que tiver dúvida. Sei que que eles não são sempre receptivos, mas insista. Aqui no blog tem um post sobre perguntas que podem ser feitas. Sobre algo na internet, sugiro o site Oncoguia e o site Vencer o câncer. Como escrevi no post, metástase não é sentença de morte, nem de sofrimento eterno, é difícil, mas existe tratamento. Espero que tenha ajudado Abraços.

      Curtir

Deixe um comentário