Manual de sobrevivência da mulher na menopausa

menopausa

Enquanto as moças da minha idade estão sofrendo com os efeitos da TPM eu me deparo todos os dias com uma TPM diferente, mas que tem os mesmos sintomas de irritação extrema. A menopausa precoce é tão ruim quanto a menopausa na idade normal. Os efeitos são os mesmos, especialmente os emocionais. A rotina é delicada e cheia de cuidados nada fáceis, muito diferente do discurso lindo e irreal que na menopausa a mulher se descobre. Tente “se descobrir” querendo matar o primeiro que vê todos os dias e se esquecendo de 75% das coisas. Por isso a missão de hoje é compartilhar um breve manual de ações EFETIVAS  e condizentes com a realidade, porque afinal quem sabe das coisas é quem passa!

 Leque!

Aproveite para fazer a #diva #rica e #PHina e se abana minha filha, porque os famosos “calorões” são muito recorrentes. Já te adianto, que ao tirar seu leque bafônico da bolsa, todo mundo vai olhar, uns vão te achar meio ridícula, mas com o calor que a gente passa é maior que qualquer timidez.

kate

Katy Perry sabe das coisas

Água termal da riqueza

De forma simplificada a água termal, dizem os especialistas, é a água de uma nascente pura e cheia de minerais raros que conforme vai se movimentando fica cada vez mais enriquecida de nutrientes. Indica-se esse produto para todos os tipos de pele para acalmar e fortalecer a cútis, além de poder ser usada como tônico, segurar a maquiagem nesse calor dos infernos do Brasil, dar uma levantada na cara amassada durante viagens, alívio de coceira, sensibilidade e o nosso foco, promover o frescor durante o dia. Sinceridade? É um spray de água da riqueza, para elevar sua auto-estima e fazer você se sentir mais cuidada, mas na falta da água termal, eu taco água na cara mesmo (rímel a prova d’agua para vida!) que só não tem glamour, mas faz as vezes.

 IMG_3404                                       Algumas sugestões de águas termais e no meio a boa e velha água do filtro de casa

Faça o ar circular

Quando o ar está circulando menor são as chances de você se sentir pegando fogo ou sufocada. Meu querido e amado ventilador portátil que eu levo a todo lugar que preciso trabalhar ou escrever usando o computador me auxilia nisso aí. Você conecta em uma entrada USB e pimba! Comprei o meu no bairro do Liberdade em SP, mas eles podem ser adquiridos em qualquer loja de 1,99, são mil as cores e modelos, encontre um que combine com você.IMG_3411

Medicação e apoio psicológico

Entre os efeitos mais patentes dessa fase estão a insônia, a irritabilidade e a depressão. Sem cerimônia digo que um auxilio psicológico e uma medicação apropriada podem te ajudar a prevenir uma depressão severa, te ajudar a dormir e até te prevenir um ataque de fúria tipo daquelas mulheres que começam a gritar e brigar com alguém na rua “a toa”, vai por mim, o nosso pavio fica tão curto que dá até medo.

Pegue leve

Use roupas leves e mais folgadas, primeiro porque elas são mais confortáveis e segundo porque no momento de um calorão as chances de você molhar toda sua roupa são maiores se tiver usando um jeans apertado, por exemplo.

Bebidas geladas

Acompanhando a sensação de estar ardendo no mármore do inferno vem uma ansiedade e uma sensação de que vai sufocar, por isso assim que o caldo entornar tome um copo de água ou suco trincando e vai sentir um pouco de alívio. Essa fase me fez descobrir os smoothies e os sucos que combatem as infecções urinárias comuns na menopausa como o suco de cranberry.


Orange-Smoothies-Recipe  Gelo + fruta= combinação mais refrescante impossível!

Hidratação

A secura da pele e mucosas são super desconfortáveis nessa fase e não é qualquer hidratante que dá jeito. Minha pele sempre foi muito oleosa, mas depois que entrei na menopausa ela ficou ressecada como já era esperado. Costumava usar hidrantes mais pelo cheiro do que pelas propriedades, até que tive que pedir ajuda a minha dermatologista. Ela indicou a linha Cetaphil de sabonete e hidratante.  Conversei com ela, pesquisei sobre e fui linda na farmácia comprar. Quando me deparei com os preços fiquei chocada, quase tive que parcelar o hidratante em 10X. E daí o tempo passou eu senti os resultados verdadeiros do produto me apaixonei. Fui descobrir que no exterior o mesmo hidrante que aqui custa R$170, custa por volta de $5. Ter condições de saúde específica sai muito caro. #fato

IMG_3414

     Alguns produtos da linha

Aceitação

A parte mais difícil do processo. Emagrecer, por exemplo vai ser quase impossível e recuperar aquela vitalidade de antes da menopausa um desafio hercúleo,  mas não existe outra forma. Vai emagrecer só 1 kg por mês passando fome e correndo 10km e vai se sentir cansada mesmo sem ter tido muitas atividades.

A conclusão mais recente das reflexões sobre o tema me mostraram que nem eu ou você ficamos velha por estar na menopausa, mas amadurecemos. Os desafios são mil, mas convenhamos que ser mulher nessa fase nos ensina a valorizar outros aspectos da nossa personalidade e inteligência. Se sentir bonita é fundamental, mas que seja então dentro dos nossos padrões possíveis. Por isso, não deixe de buscar sua melhor versão passando por essa fase. Pega seu leque, faz carão e arrasa!

Anúncios

3 comentários sobre “Manual de sobrevivência da mulher na menopausa

  1. Parabéns pelo trabalho adorei te conhecer, estou passando por isso,tem 6 dias que fiz a cirurgia, e começando agora a minha luta, também sou jovem, e não está sendo facil, obrigada você é um ser iluminado é tá me fazendo um bem danado ler suas experiências.😘

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s