Cuidados: Xô infecção!

bacteria-2Se existe o lado bom de tudo ruim nessa vida, digo que não ter qualquer infecção durante o tratamento é digno de “ajoelhar” e agradecer! Foi a única coisa que não me aconteceu. Eu me cuidei mesmoooo para que não atrasasse minhas quimios com uma infecção chata,. Meus leucócitos eram quase inexistentes, mas o que sobrou conseguiu por ordem na bagunça.

Muitos acham que é exagero os mil cuidados que temos, mas prevenir infecção é coisa séria.

Lembrando que as infecções ocorrem “quando bactérias, vírus ou fungos invadem o corpo e o sistema imunológico não é capaz de destruí-los com rapidez.” Todas as pessoas estão sujeitas a infecções, mas tendo  câncer temos maior probabilidade de desenvolvê-las uma vez que os tratamentos enfraquecem o nosso sistema imunológico matando as células cancerígenas e, infelizmente,  nossos leucócitos.

Abrir o hemograma para avaliar leucócitos, é mais emocionante do que abrir o envelope do Oscar. Quando os leucócitos estão lá em baixo, já sabemos que estamos com leucopenia, já que nosso sangue está com pouco número de células brancas.

Se tiver:

  • Febre (igual ou maior do que 38°C);
  • Calafrios ou sudorese;
  • Dor de garganta ou úlceras na boca;
  • Dor abdominal;
  • Dor ou ardor ao urinar;
  • Diarreia ou feridas ao redor do ânus;
  • Tosse ou falta de ar;
  • Corrimento anormal ou coceira vaginal.

Correeeee e contate seu médico. Se não der, procure o hospital mais próximo, avise de sua situação que provavelmente não vai ficar mil anos para ser atendido.

A prevenção deve ocorrer, mas ela não garante 100 % que não irá contrair a infecção. Por isso, sempre que possível:

  • Evite lugares com muita gente tipo cinema, shopping, mercado e etc. 

Quando já estava de saco cheio de ficar em casa, ia de máscara ao mercado ou ao shopping nos horários com menos pessoas, não tocava ou comia nada lá. O cinema, não fui nenhuma vez, por que é muito fechado.

  • FUJA do contato com pessoas doentes ou as pessoas que estão com familiares com gripe, por exemplo;

Eu basicamente tive que quase fugir de todo mundo, porque é difícil achar alguém que não esteja em contato direito com alguém contaminado.

  • Não compartilhar copos utensílios e itens pessoais;
  • Lavar as mãos frequentemente;

Eu aprendi a lavar as mãos na verdade, e lavava com muita frequência, ainda mais depois que pessoas me viam e ficavam pegando na mão, me tocando e etc. O povo te vê e já vai dando beijinho, te abraçando e com isso te expondo a uma infecção sem notar.

8b891f23a9537c0b4182976efc276875

  • Manusear com cuidados objetos pontiagudos, como tesouras ou facas, e usar barbeador elétrico, para evitar cortes que podem ser a porta de entrada para uma bactéria;
  • Evitar o consumo de alimentos crus, como carnes, mariscos, ovos, e lavar cuidadosamente as frutas e vegetais crus. Prefira os alimentos bem cozidos feitos em casa.

Esse tópico é difícil de seguir, mas de extrema importância. Se possível, não coma nada fora de casa, mas se não tiver jeito coma coisas bem cozidas e que não tenham ficado em exposição por muito tempo. Em casa higienize tudooooooo, pelo amor hein! Se tiver preguiça daquela mistura com água sanitária use isso:477461

  • Evitar o contato com os presentinhos dos seus cachorros, gatos, passarinhos e etc.

Peça alguém para limpar para você e mesmo que seu bichinho seja limpinho, lave as mãos sempre depois de brincar com eles.

  • Não fique tocando os olhos ou a boca;

Lave as mãos antes se seu olho estiver coçando muito!

Produtos que ajudam MUITO   

Lysoform ou Lysol

Existem de mil marcas e mil cheiros, nsa formas spray e líquido. Higienizam quase tudo que existe, ambientes, colchão, banheiro, sofá, almofada, sapato, guarda-roupa e etc. O líquido da embalagem laranja, usava na limpeza geral da casa.

19c7f300cd59013086101c6f65d36a8496f88bc1540e79ce1c6e3c4e80f7c76d

O único spray suportável ao meu olfato sensível era esse:

dsc00156pv

Álcool 70

Eu só não tomei álcool, porque não pode, mas tinha na versão líquida, em spray ou gel em todo lugar! Meu favorito era esse em spray, na verdade uso até hoje em lugares que sei que todo mundo em casa ou no trabalho passam a mão. Encontrei essa versão em uma esmalteria.

IMG_1835

Sabonete antibacteriano ou Sabonete antisséptico

Mandava manipular um sabonete antibacteriano e foi melhor que muitos que encontramos por aí, mas os clássicos sabonetes antissépticos funcionam também e são facilmente encontrados nos mercados.

Para todos os produtos, leiam as embalagens e sigam os direcionamentos do fabricante, não me vai ficar usando um produto certo de modo errado.

Agora o recado é para a família e para os amigos: SE CUIDEM! Não sejam os responsáveis por trazer as bactérias para dentro de casa. Lavem sempre as mãos e não fiquem em contato com pessoas doentes sem necessidade. Se não se cuidar, vai ter que ficar bem longe do paciente!

Mais informações:

http://www.oncoguia.org.br/conteudo/infeccao/211/109/

http://www.minhavida.com.br/saude/materias/17494-quimioterapia-medidas-reduzem-exposicao-do-paciente-a-infeccoes

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s