Careca, cabeludo, careca….

Celine Dion ao fundo. Um moça olhando para a câmera chorando muito e mechas e mechas de cabelo caindo ao passar da máquina de cortar cabelo. Quem nunca imaginou que ter câncer e ter a cabeça raspada era igual a essa cena daquela novela que não lembro o nome. #atireaprimeirapedraquemnunca

O tempo passou, a novela foi reprisada 20 vezes e um dia chegou a minha vez de ficar careca. Mas antes da careca lustrosa vem a fase em que o cabelo começa a se enfraquecer e vai caindo. Essa fase é uó!!! Meu cabelo estava curto na época, mas mesmo assim por onde eu ia eu via cabelo caído.

235ffee81d46032675c2c1a5fdb909e74c42a1934ba972bae1be06d8e7b94ce0

Nessa fase a pergunta polêmica então aparece: “todo os pelos do corpo caem, mas tipo TODOS mesmo?” Pela enfâse no TODO as pessoas queriam saber se caia das partes íntimas. A curiosidade do povo não tem fim, Lombarde!

Para cada um ocorre de uma forma e depende do protocolo de quimio, mas caem sim! Cai tudinho, perna, braço, axila, sobrancelha, cilios e os da cebeça, obviamente. Economizei milhões de salão e depilação, um sonho!

Mas os cabelos são sempre a maior preocupação das pessoas, porque afetam bem a nossa aparência. Os meus demoraram até para cair, contando que eu fazia quimio semanalmente e não ciclo comum  de 21 dias. Eu fui perdendo aos poucos, ficando calva e enfrentei o “drama” de lavar e pentear e cair MUITO cabelo. Eu sempre achei mais nojento do que trágico, afinal isso mostra que a quimio está agindo no corpo, nos dando mais chances de VIVER!

Eu sabia que o momento de raspar ia chegar, mas eu queria que fosse na hora exata em que eu mesma iria fazer, estando segura e consciente.  Que ilusão de achar que eu ia estar segura de alguma coisa enfrentando uma quimioterapia em um protocolo high dose (dose alta). Era muitaaa coisa acontecendo para eu estar preocupada com cabelo. Não desmereço ou acho que sofrer pelos cabelos seja drama, mas acho sim que precisamos revisar nossos conceitos a respeito do assunto. Assim, ao invés de encher seu parente ou amigo com câncer de perguntas relacionadas à aparência, acho que devemos apoiá-los e amá-los.

O meu dia de raspar a cabeça foi bem particular. Um domingo a tarde vendo filme com a família e de repente tive um clique “quero raspar a cabeça agora” parei o filme do nada e disse a eles: “é agora, peguem a máquina que esse resto de cabelo morto vai embora hoje.” Como foi do nada,  a cara deles foi tipo:

susto_do_waack

Todos participamos desse momento único, foi demais.

Sempre raspar a cabeça em casa era ótimo. Tínhamos a máquina em casa e sempre que a cabeça ficava feia, para manter o corte e o estilo, eu raspava tudo. Ser doente é uma coisa, ter cara e jeito de doente é outra!

Portanto, com a intenção de desmistificar e desconstruir aquela cena traumática de Laços de família (lembrei o nome!), compartilho algumas fotos e trechos da primeira e da última “extreme makeover”.

IMG_1579
IMG_1583Daí a pessoa já tinha pirado....
Anúncios

Um comentário sobre “Careca, cabeludo, careca….

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s