Toda trabalhada na menopausa

A menobosta menopausa precoce chegou à minha vida e está dando um trabalho grande. Imagino que outras mulheres jovens estejam agora passando por isso também.  #tamojuntomulherada

 Carinha de 23, mas organismo de mulher de mais de 50 anos. Sempre quis que a idade adulta chegasse o mais rápido possível, bom, consegui o que queria –‘

 A menopausa precoce é o quadro clínico que se apresenta quando a mulher entra na menopausa antes dos 32 anos. A menopausa precoce não é um distúrbio hormonal, mas a falência ovariana em uma mulher jovem. A falência ovariana prematura (FOP) é a perda temporária ou definitiva da função gonadal (de produzir hormônios) que acontece após a menarca (primeira menstruação) e antes dos 40 anos de idade. Ela é caracterizada pela diminuição do número de folículos ovulatórios (óvulos), remoção cirúrgica do ovário e útero e etc. e é exatamente essa condição que vai gerar alteração hormonal.

                                                                 IMG_0129

 Mesmo sendo a realidade de todas as mulheres mais cedo ou mais tarde, pouco se sabe sobre o que acontece na menopausa. Então, prestem atenção meninas:

 Os desafios são:

  • Visitas momentâneas ao “fogo do inferno”, vulgo ondas de calor, que atingem 80% das mulheres na menopausa. As ondas aparecem subitamente e duram de 5 a 30 minutos, acompanhadas de suor intenso e desconforto. A minha parece que alguém me colocou em uma máquina de ressonância magnética fechada, ligou o ar quente e me esqueceu lá;
  • Suores noturnos, que fazem você achar que voltou a ser criança e faz xixi na cama;
  • Ressecamento vaginal;
  • Alterações na pele e nos cabelos;
  • Insônia e cansaço;
  • Perda de memória;
  • Aumento de peso, devido ao acúmulo de líquido e metabolismo na velocidade de uma lesma;
  • Perda de massa óssea, com decorrente risco de osteoporose; (queria que isso me possibilitasse nadar em uma piscina de queijo, mas não : /)
  • Nervosismo, irritabilidade;
  • Alterações do humor;
  • Tensão, ansiedade;
  • Espirra e faz xixi na calca, vulgo incontinência urinária;
  • Dores de cabeça;
  • Perda de força muscular;
  • Diminuição da libido
  • Depressão;

O corpo de cada mulher funciona diferente, o que possibilita que algumas sofram mais que as outras com os sintomas e como as pesquisas sobre a menopausa precoce ainda são quase inexistes, fica difícil saber o que vamos enfrentar mesmo.

O que dá para fazer é conversar e tirar todas as suas dúvidas com um bom ginecologista, procurar ajuda terapêutica e psiquiátrica, acompanhamento de um educador físico, nutricionista, fisioterapeuta com a drenagem linfática e aceitar, porque dói menos. Nada disso levará os sintomas embora, mas pode aumentar sua qualidade de vida.

                                                                      IMG_0132

 Não tenham medo ou vergonha de procurarem nenhum desses profissionais, porque se não fosse por eles, eu já teria parado na delegacia por voar em alguém. Brincadeiras a parte, ninguém precisa ficar sofrendo por algo que não precisa. Temos que fazer os esforços para buscar nosso equilíbrio mental e físico, mas alguns medicamentos e ações, podem tornar esse processo menos doloroso.

 A reposição hormonal não era a solução para tudo isso?

Meu ginecologista que me acompanha no Hospital A. C Camargo Cancer Center em São Paulo mandou eu passar longe disso, já que as pesquisas mais recentes mostram que a reposição hormonal aumenta MUITO o risco de câncer nas mulheres… ele me esclareceu que ia ter que aprender a lidar com mais essa dificuldade.

 “Um estudo mostra que, entre as mulheres que não fazem terapia hormonal, a ocorrência de câncer de mama anual é de 30 casos por grupo de 10 mil pessoas. Nas mulheres que fizeram terapia hormonal, o número sobe para 38.”, afirmam os especialistas.

 A terapia hormonal é eficaz dos tratamentos na diminuição de todos os sintomas, mas prefiro chorar de raiva e de não emagrecer do que me arranjar outro câncer!

                                                                  IMG_0130

 Nós, jovens-velhas, somos a minoria, mas trocar ideias de como passar melhor por essa situação que nos acompanhará até o fim da vida pode tornar o fardo mais leve.

Está na menopausa? Envie suas dicas e experiências para nós!

 Para ler mais:

 http://www.tuasaude.com/menopausa-precoce/

http://revistavivasaude.uol.com.br/saude-nutricao/37/artigo39663-1.asp/

http://www.minhavida.com.br/saude/materias/10203-diagnosticando-a-menopausa-precoce

http://www.gineco.com.br/saude-feminina/menopausa/o-que-emenopausa/

Anúncios

2 comentários sobre “Toda trabalhada na menopausa

  1. Ola Amanda, td bem?
    espero te encontrar com saude e cheia de alegria! Eu sou amiga da tia Tania e ela me conhece desde pequena. A vó Arlete é quase vó do meu esposo. Eu tb passei pelo cancer rapidinho, só dei uma carona pra ele mais estava com muita pressa então larguei ele no ponto aonde ele deveria ficar e nunca mais o vi… Eita cara chato viu… sai pra lá. rsrsrs
    Entao li seu artigo sobre a menopausa e eu tb estou ha 3 anos mais eu tomo hormônio Sim, minha medica daqui dos EUA disse q nao existe problema nenhum, são menos q 3% das mulheres q tomam q podem adquirir algo no seio pois elas sao anualmente monitoradas e se porventura houver uma abnormalidade seria detectado bem no inicio. Agora Brasil é terrible né, a sistema da saude é uma bençãoooo… deixo aqui votos de muita saude e que Deus continue com vc até o fim assim como continua comigo!!!! bjokas

    Curtir

  2. Amei tudo que li e a forma que vc trata do assunto é muito cômico,Deus continue a te abençoar dando-lhes forças e saúde pois só ele é o melhor remédio. Voce continua linda mesmo depois de tudo que vc diz ter passado e está passando. Eu tenho 36 anos estou vivendo um drama,um cisto no ovário, mas eu creio no criador dos céus e da Terra se ele quiser ele pode me curar.Eu tenho aprendido muito com tudo isso, é difícil, mas com Jesus no barco agente vence. Espero que continue assim ajudando as pessoas com seu depoimentos.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s